CEIVAP
O CEIVAP é o parlamento, com poder de decisão, no qual ocorrem os debates e decisões descentralizadas sobre as questões relacionadas aos usos múltiplos das águas da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul.
O Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) foi criado pelo Decreto Federal nº 1.842, de 22 de março de 1996, e em 01 de outubro de 2008 sua nomenclatura e área de atuação foram alteradas pelo Decreto Federal nº 6.591. O CEIVAP possui Sede e Foro na cidade de Resende (RJ) e jurisdição no âmbito da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul, nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, abrangendo 184 municípios.
Objetivos
O CEIVAP foi criado com o intuito de promover, no âmbito da gestão de recursos hídricos, a viabilidade técnica e econômico-financeira de programas de investimento e a consolidação de políticas de estruturação urbana e regional, visando o desenvolvimento sustentável da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul, e a articulação interestadual, garantindo que as iniciativas regionais de estudos, projetos programas e planos de ação sejam partes complementares, integradas e consonantes com as diretrizes e prioridades estabelecidas para a Bacia.
Visão
Ser uma Agência de Bacia de referência nacional na gestão integrada de recursos hídricos, promovendo a melhoria socioambiental em sua área de atuação.
Missão
Promover a gestão integrada dos recursos hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, articulando as políticas públicas e setoriais correlatas, integrando o planejamento e as ações das instâncias do sistema de gerenciamento da bacia.
O CEIVAP integra atualmente sete comitês de bacias afluentes que atuam na área de abrangência da bacia do rio Paraíba do Sul, sendo eles:
Divisão geográfica dos comitês de bacia afluentes na bacia do rio Paraíba do Sul.
Fonte: Site do CEIVAP <http://sigaceivap.org.br/observatorioEstado>
Para saber mais sobre o CEIVAP, clique aqui!