top of page
Watercolor%20Brush%2011_edited.png
Watercolor%20Brush%2011_edited.png

Bacia do Rio Paraíba do Sul​

 

A Bacia do rio Paraíba do Sul possui área de drenagem com cerca de 55.500 km², compreendida entre os paralelos 20º 26’ e 23º 00’ e os meridianos 41º 00’ e 46º 30’ oeste de Greenwich. A bacia estende-se pelos estados de São Paulo (13.900 km²), do Rio de Janeiro (20.900 km²) e Minas Gerais (20.700 km²), como ilustra a Figura.

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

Localização da Bacia do Rio Paraíba do Sul.

Fonte: Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP) <http://www.ceivap.org.br/downloads/PSR-010-R0.pdf>.

​

A localização da Bacia do Rio Paraíba do Sul é limitada ao Norte pelas bacias dos rios Grande e Doce e pelas serras da Mantiqueira, Caparaó e Santo Eduardo. Ao Sul, o limite é formado pela Serra dos Órgãos e pelos trechos paulista e fluminense da Serra do Mar. A Oeste, pela bacia do rio Tietê, da qual é separada por meio de diversas ramificações dos maciços da Serra do Mar e da Serra da Mantiqueira. A Nordeste, a bacia do rio Itabapoana estabelece o limite da bacia Paraíba do Sul, região na qual o município de Carapebus está inserido – por meio do Comitê do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana.

 

Segundo a Agência Nacional de Águas, por estar localizada entre os maiores polos industriais e populacionais do País, a bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul tem um importante papel. Além disso, se destaca também pelos acentuados conflitos de usos múltiplos da água e pelo peculiar desvio das águas para a bacia hidrográfica do rio Guandu, com a finalidade de gerar energia e abastecer a população da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Forma-se, assim, o Sistema Hidráulico do rio Paraíba do Sul - um complexo conjunto de estruturas hidráulicas existentes nas bacias hidrográficas dos rios Paraíba do Sul e Guandu, que interliga as duas bacias (ANA, 2020).

bacia.png
INÍCIO
bottom of page