Escola de Projetos
Implantada no ano de 2016 pelo Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP), a Escola de Projetos objetiva capacitar estudantes universitários dos cursos de engenharia para atuar no desenvolvimento e acompanhamento de ações e atividades técnicas previstas no Plano de Aplicação Plurianual (PAP) da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, para os anos de 2017 a 2020.
O Comitê instituiu o PAP em dezembro de 2012, através da Deliberação nº 199/2012, tendo como base o Plano de Recursos Hídricos da Bacia. O PAP é o instrumento de planejamento e orientação dos desembolsos a serem executados com os recursos da cobrança pelo uso da água. O Plano de Aplicação tem por finalidade propiciar investimentos em ações estruturais e estruturantes, visando a otimização da aplicação dos recursos e também, o aperfeiçoamento da gestão e melhoria da qualidade e disponibilidade de água na Bacia do Paraíba do Sul. (CEIVAP, 2017)
Entre os trabalhos desenvolvidos pelos estagiários (alunos) da Escola de Projetos se encontram a elaboração de projetos e planos, tais como: Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), Projetos de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) com foco em Recursos Hídricos e Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), aplicáveis nos municípios pertencentes à Bacia do Rio Paraíba do Sul.
As universidades que colaboram, por meio do apoio técnico para a realização conjunta de atividades vinculadas à Escola de Projetos são:
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Campus Macaé/RJ
Universidade de São Paulo (USP) – Campus Lorena/SP
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)